O endocrinologista Dr. Marcelo Maia Pinheiro, filho da professora Neide da Silva Maia, retornou à Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes (@fafmendes), em Cuiabá, onde estudou desde o primário, para compartilhar seus conhecimentos com os atuais alunos do ensino médio.
Em uma palestra emocionante, o médico falou sobre seus avanços inovadores no tratamento do diabetes tipo 1, em um gesto de retribuição e agradecimento à escola que lhe proporcionou a base de sua educação.
Marcelo, que teve sua mãe como primeira professora, é hoje um renomado especialista na área de endocrinologia e metabologia, com títulos de doutor em Biotecnologia e Inovação em Saúde e mestre em Farmácia. Durante a palestra, ele destacou a importância de sua formação escolar como alicerce para sua trajetória acadêmica e profissional.
Fiz todos meus estudos, desde o primário até a faculdade em escola pública e fui lá para mostrar para os estudantes que é possível chegar ao topo de uma carreira, mesmo vindo de escola pública”, disse Marcelo. O médico disse ter ficado muito honrado com o convite da diretora Alexandra Souza Maia, que apesar do mesmo sobrenome não é sua parente, apenas uma bela coincidência da vida.
“Além de ser uma forma de homenagear a minha escola, fazer essa palestra motivacional foi também uma forma de homenagear a minha mãe, que foi minha professora desde criancinha e graças a ela e a essa escola, eu sou o profissional que sou hoje”, comentou emocionado o médico cuiabano. Dona Neide Maia foi professora de geografia na Escola Francisco Alexandre Ferreira Mendes por 12 anos, até se aposentar após 25 anos dedicada ao magistério.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Marcelo desenvolveu uma nova abordagem para o tratamento do diabetes tipo 1, combinando a Sitagliptina, um medicamento usado para diabetes tipo 2, com a vitamina D3. Essa inovação mostrou resultados promissores, prolongando a melhora inicial da doença em pacientes com diabetes tipo 1 recém-diagnosticados, fase conhecida como lua-de-mel, onde as necessidades de insulina reduzem drasticamente.
Além de suas contribuições científicas, que incluem artigos publicados em revistas de renome, e participação em livros sobre diabetes pediátrico com pesquisadores dos Estados Unidos e Itália, Marcelo reforçou a importância da educação e da pesquisa para o avanço da medicina.
Ao retornar à escola onde tudo começou, o Dr. Marcelo não apenas compartilhou seu conhecimento, mas também inspirou os jovens a acreditarem no poder da educação e no impacto que ela pode ter em suas vidas e na sociedade. Para ele, essa foi uma forma de agradecer e retribuir à escola que o formou, esperando que sua trajetória sirva de motivação para os estudantes seguirem seus sonhos com dedicação e perseverança.
lorem