11 de Setembro de 2024

EDUCAÇÃO Quarta-feira, 12 de Abril de 2023, 14:41 - A | A

ONDAS DE AMEAÇAS

Deputada defende revista pessoal em alunos nas escolas de MT

Rafael Machado e Felipe Leonel Repórter | Estadão

janaina gde2

 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu que os alunos sejam revistados nas portas de escolas e também sugeriu que a revista seja feita pelos próprios pais, antes de as crianças irem para as escolas. A deputada também defendeu a instalação de câmeras e detectores de metais nas unidades escolares.

A sugestão foi feita após uma reunião dos deputados na Secretaria de Segurança Pública para tratar dos ataques recentes em escolas e também ameaças de massacres.

A gente está falando de crianças, nós temos crianças que foram detidas de 9 anos, 10 anos, 12 anos, com canivetes, com facas, armas brancas dentro da escola. Por isso que é necessário o pai e a mãe deem uma conferida antes de ir para a escola. Eu entendo que a gente poderia ser um pouco mais drástico nisso, essa revista também deveria ser feita nas escolas”, disse.

Janaina disse que a Defensoria Pública e o Ministério Público também cobraram a presença de psicólogos nas escolas para resolver os conflitos.

Ainda de acordo com a deputada, o Estado já determinou a instalação das câmeras, além da disponibilização do ‘botão do pânico’, que, ao ser acionado, a Polícia Militar precisa atender a ocorrência imediatamente, apenas seguindo a localização do dispositivo.

A deputada também pediu que as pessoas evitem compartilhar as ‘fake news’ que estão circulando com ameaças a unidades escolares. De acordo com Janaina, muitas vezes o autor da ameaça sequer estuda na unidade escolar ou até mora em outros estados. Janaina também criticou o fechamento de escolas.

O que a gente precisa é passar uma sensação maior de segurança para os pais e alunos. O que está acontecendo é que tem muitos pais não mandando os filhos para a escola e tiveram cidades que chegaram ao extremo, que eu considero não justificado, de suspender as aulas, como o município de Cotriguaçu”, afirmou.

Já o deputado Elizeu Nascimento, além da instalação de câmeras, também defendeu que a transformação das escolas estaduais em escolas militares. Segundo o parlamentar, o fato de ter um policial trabalhando, armado, inibe que tais atentados venham a acontecer. Ele também defendeu um projeto de lei para combater o bullying nas escolas.

Nós apresentamos um projeto de lei, para que todas as escolas estaduais tenham uma mensagem, ‘diga não ao bullying’, em todos os uniformes desses alunos. É algo que vai ficar ali, de uma forma chamativa, na mente desses alunos, para que eles saibam evitar esse tipo de constrangimento que muitas vezes acontece e leva uma criança a uma frustração”, afirmou.

lorem


Comente esta notícia