21 de Julho de 2024

CULTURA Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 11:03 - A | A

‘CONEXÃO TEREZA ALBUES’

Sesc Arsenal recebe projeto com lançamento de livro e exibição de documentário

A Dança do Jaguar’ é uma das obras literárias inéditas deixadas pela escritora mato-grossense, reconhecida como ‘Patrona Perpétua das Letras Brasileiras em Nova York’

DA REDAÇÃO - Hipernoticias

capa livro albuez

 

A vida e obra da romancista e ‘Mestre da Cultura Mato-grossense’, Tereza Albues, será homenageada no teatro do Sesc Arsenal, nesta terça-feira (27), às 19h, com o lançamento do livro ‘A Dança do Jaguar’ e a exibição do documentário ‘Albuesas’, dirigido pela irmã da autora, Glória Albues.

Os títulos fazem parte do projeto ‘Conexão Tereza Albues’ que imortaliza a trajetória da escritora, reconhecida com o título de ‘Patrona Perpétua das Letras Brasileiras em Nova York’ pela Brazilian Endowment for the Arts (BEA), em 2013, quando a morte da mato-grossense completava 8 anos.

O livro é uma das obras inéditas que Albues deixou finalizada. Ele foi lançado em versão digital no Salão do Livro de Paris e agora ganha a versão impressa. O plano de fundo da obra de ficção é uma casa vitoriana com ar sombrio em São Francisco, cidade estadunidense onde viveu por 25 anos. O imóvel de três andares tem como moradores um botânico solitário e uma jovem artista plástica. A pintora enfrenta situações aterrorizantes convivendo com aparições e personagens cruéis.

‘Albuesas’ é um tributo de Glória Albues à irmã. O curta-metragem é um ensaio sobre Tereza, sua constante inquietação, reflexões sobre motivos sociais e potencial literário afiado que lhe renderam prestígio internacional.

A editora Entrelinhas é a responsável pela iniciativa que recebeu aporte da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Secel). A entrada é gratuita.

*O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘A Dança do Jaguar’ e exibição do documentário ‘Albuesas’

Quando: 27 de setembro, às 19h

Onde: Teatro do Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá)

Entrada gratuita



Comente esta notícia