15 de Julho de 2024

CULTURA Terça-feira, 28 de Março de 2023, 10:01 - A | A

ACESSO GRATUITO

Projeto Mundoteca leva incentivo à leitura a cidades mato-grossenses

Com patrocínio da FS, Sorriso e Lucas do Rio Verde receberão projeto que irá reconfigurar bibliotecas municipais e oferecer formação a professores e agentes culturais

DA REDAÇÃO - Hipernoticias

capa de livros

 

Criado para proporcionar o acesso gratuito e cotidiano a livros de diversos formatos e temáticas, o projeto Mundoteca chegará às cidades mato-grossenses de Sorriso e Lucas do Rio Verde entre o final de março e o início de abril. Com o patrocínio da FS, uma das maiores produtoras de etanol e produtos para nutrição animal do Brasil, a iniciativa promoverá a reconfiguração das bibliotecas municipais das duas cidades, a partir da instalação de espaços com ambientação e mobiliário, doação de acervo com obras literárias, materiais lúdicos e equipamentos audiovisuais, além da realização de atividades socioculturais durante seis meses.

Com as aberturas programadas para dia 31 de março, em Sorriso, e 05 de abril, em Lucas do Rio Verde, cada cidade receberá uma biblioteca completa com doação de mais de 500 livros, sendo 10% do acervo reservado para obras em braile e audiolivros, além de mobiliário, espaços de leitura, brinquedos educativos e equipamentos eletrônicos. Durante seis meses, o projeto Mundoteca vai acompanhar cada biblioteca e promover atividades como leituras mediadas, eventos culturais e sociais, palestras e sessões de filmes, entre outras atividades de incentivo à leitura nos espaços.

“A leitura é um portal para o conhecimento. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, o senso crítico e amplia a habilidade oral e escrita. Por essa razão, tivemos total identificação com o Mundoteca, já que a iniciativa vai ao encontro dos pilares sociais da FS: conhecimento, qualidade de vida e inclusão. Com essa sinergia, pretendemos continuar impactando positivamente as comunidades nas quais estamos inseridos”, ressalta o CEO da FS, Rafael Abud.

“Acreditamos que a leitura é um direito e condição necessária para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, viver uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto.

Além das bibliotecas, as localidades contempladas receberão um treinamento e uma palestra voltados a professores e agentes culturais sobre mediação de leitura, ambos ministrados pela coordenadora pedagógica do projeto, Marta Pinto Ferraz, profissional com larga experiência em coordenação de bibliotecas de escolas de São Paulo.

As formações para mediação de leitura, fechadas ao público, serão realizadas entre os dias 28 e 30 de março em Sorriso, e entre os dias 03 e 05 de abril em Lucas do Rio Verde. Já a palestra “A Força da Literatura na Formação do Indivíduo”, aberta a todos os interessados mediante inscrição (links abaixo no serviço), vai acontecer no dia 27 de março em Sorriso, e no dia 31 de março em Lucas do Rio Verde. Após a formação presencial, os agentes culturais continuarão com o acompanhamento pedagógico online até setembro de 2023.

 Sobre a Mundoteca

O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no sudoeste baiano, nas cidades de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Após uma pausa durante o período da pandemia, a Mundoteca inaugurou em 2022 espaços em Santa Catarina, nas cidades de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis. Após as aberturas nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, estão programadas mais unidades nas cidades de Cotia (SP), Açailândia (MA), Tucuruí (PA) e Breu Branco (PA).

As unidades da Mundoteca no Mato Grosso foram realizadas com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa FS, apoio da Prefeitura de Sorriso e Lucas do Rio Verde, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Para mais informações sobre a programação de atividades, acesse o Instagram e Facebook do projeto. 

Sobre a FS 

A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Hoje, com duas unidades, uma em Lucas do Rio Verde e outra em Sorriso, no Mato Grosso, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 1,5 bilhão de litros de etanol por ano. Além disso, conta com tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal, conhecidos pela sigla DDG (Dried Distillers Grains) e óleo de milho. A Companhia está em processo de construção de sua terceira unidade produtiva, localizada em Primavera do Leste (MT), com investimento previsto de aproximadamente R$ 1,9 bilhões e que elevará sua capacidade total para cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano. A FS prioriza a sustentabilidade e nela investe constantemente, com os objetivos de consolidar a agenda de desenvolvimento sustentável e fortalecer seus compromissos de longo prazo com a sociedade. A empresa desenvolve um conjunto de ações em torno de seis compromissos de longo prazo (até 2030), criados em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris. Uma dessas ações estuda a implementação do sistema BECCS -- Bioenergy with carbono capture and storage (Bioenergia com captura e estocagem de carbono), que pode torná-la uma das principais empresas do mundo e a primeira do RenovaBio a ter uma pegada negativa de carbono.

 Sobre a FMG Produções

A FGM é uma produtora com mais de 15 anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

 SERVIÇO

 DATAS DE ABERTURA DAS MUNDOTECAS

 MUNDOTECA SORRISO

31/03, às 14h

Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato

Praça da Juventude - Av. Natalino João Brescansin, 1220 - Centro

 MUNDOTECA LUCAS DO RIO VERDE

05/04, às 15h

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

Av. São Paulo, 363 E - Cidade Nova

 DATAS DAS FORMAÇÕES

 FORMAÇÃO “A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR DE LEITURA”

Carga horária: 27 horas -- com certificado.

 Sorriso

Dias 28, 29 e 30 de março

Das 7h30 às 17h

Av Tancredo Neves, nº 124, Centro Sul - Auditório da Secretaria de Educação

 Lucas do Rio Verde

Dias 03, 04 e 05 de abril

03 e 04 de abril: das 8h às 18h

05 de abril: das 8h às 15h

Cinema Cinexin - Avenida Brasil, 520, bairro Alvorada (dentro do Porto Food Park)

  PALESTRA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E AGENTES CULTURAIS

“A FORÇA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO”

Sorriso

27 de março, das 13h30 às 15h

150 vagas

Link para inscrições: Link

Local: Estrada Vicinal, 1199, Área de Expansão Urbana - Auditório Faculdade Atenas

Lucas do Rio Verde

Dia 31 de março, das 19h às 20h30

150 vagas

Link para inscrições: Link

Local: SINTEP de Lucas do Rio Verde - Av. Pará, S/Nº - Alvorada

 


Comente esta notícia