20 de Julho de 2024

CULTURA Terça-feira, 06 de Setembro de 2022, 09:15 - A | A

MUITA MÚSICA

Hamilton de Holanda é uma das atrações do ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’ no Sesc Arsenal

Assessoria de Imprensa | Sesc Arsenal

musico hamiltom holanda

 

A poesia que flui das mãos de Hamilton de Holanda ao dedilhar o seu bandolim será ouvida no ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’, evento que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A agenda cultural é promovida pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).

O artista apresenta seu projeto ‘Onde o Choro encontra o Jazz’ no jardim do espaço que também será palco para outros nomes consagrados do estilo musical, como Eduardo Neves e Rogério Caetano, que dividem a plataforma em um duo e estendem a participação em uma roda de conversa em conjunto com Hamilton de Holanda.

Vencedor de diversos prêmios do Grammy Latino, o bandolinista é reconhecido como um embaixador do choro. O improviso é sua preferência, o que transforma cada espetáculo que protagoniza em um momento singular. Outra peculiaridade de Hamilton é seu instrumento que, diferente dos bandolins tradicionais que possuem oito cordas, leva duas a mais. O “upgrade” amplia a capacidade de som, com novos acordes e melodias.

O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, comenta sobre a expectativa em torno do 2º Festival Mato-Grossense de Choro. “O Sesc Arsenal será transformado em um grande palco voltado a esse gênero musical, valorizando a música popular brasileira, preservando sua história e tradição”, fala Rissato.

O Núcleo de Choro da PMMT, a intérprete Márcia Oliveira, a Orquestra Cuiabana de Choro e a UFMT em Cordas são os destaques regionais que enriquecem a programação (veja abaixo).

O festival será encerrado com uma grande roda de choro, no jardim do Sesc Arsenal, que contará com a presença de todos os artistas convidados, um momento único de improvisação com nomes mato-grossenses e nacionais.

Oficinas gratuitas

Além de assistir e se encantar com os concertos, os entusiastas do choro também poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero na oficina ‘A Linguagem do Choro no Piano - Diálogos com a Música Atual’, ministrada pelo compositor, arranjador, pianista e produtor Felipe Viegas em 16 de setembro, às 18h, no Núcleo de Música do Sesc Arsenal. Garanta sua vaga! (bit.ly/oficinafelipeviegas)

Simultaneamente, no Núcleo de Artes Cênicas, o baterista, engenheiro de som e também produtor Thiago Big Rabello compartilha parte da sua trajetória de 20 anos de atuação no segmento na oficina ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’. Faça sua inscrição aqui! (https://bit.ly/thiagorabello)

A participação é gratuita e as vagas para as oficinas são limitadas. Os interessados em aprender com Felipe Viegas e Thiago Big Rabello devem levar dois litros de leite ou dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Sesc Mesa Brasil, voltado ao combate da fome e desperdício de alimentos.

*O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO
2º Festival Mato-grossense de Choro
Quando: 16 e 17 de setembro
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Centro Sul, Cuiabá – MT)

* 16 de setembro
* Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano
* Apresentação da Orquestra Cuiabana de Choro
* 18h - Oficina ‘A Linguagem do Choro no Piano - Diálogos com a Música Atual’ com Felipe Viegas; inscrições: bit.ly/oficinafelipeviegas
* 18h - Oficina ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’ com Thiago Big Rabello; inscrições: https://bit.ly/thiagorabello

* 17 de setembro
* Apresentação do Núcleo de Choro da Polícia Militar de Mato Grosso
* Apresentação de Márcia Oliveira
* Apresentação da UFMT em cordas
* Roda de conversa com Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano; Não precisa fazer inscrição
* Hamilton de Holanda Trio ‘Onde o Choro encontra o Jazz’
* Roda de Choro com todos os artistas



Comente esta notícia