13 de Julho de 2024

CULTURA Terça-feira, 19 de Setembro de 2023, 16:24 - A | A

CINE TEATRO CUIABÁ

Há 80 anos espaço exibe peças e filmes aos cuiabanos

Jolismar Bruno - Especial para o GD

cine teatro cba antigo

 

Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia Nacional do Teatro, data que busca tornar as atividades teatrais acessíveis ao público geral e menos elitizada. O Cine Teatro Cuiabá, localizado na avenida Getúlio Vargas, na região central, é um dos locais de manifestação artística histórica de Cuiabá. Registros, mostram as transformações do espaço ao longo dos 80 anos de existência.  Atualmente, ele ainda é palco de peças de teatros e exibições de filmes. Nesta terça, tem transmissão de "Retratos Fantasmas", do cineasta Kleber Mendonça Filho. 

Foto compartilhada na página do Facebook Cuiabá de Antigamente mostra o Cine Teatro no século passado, quando a Getúlio Vargas ainda era pavimentada com paralelepípedo. Palmeiras embelezavam o canteiro da via, uma das primeiras de Capital. Ao fundo da fotografia, a torre da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá compõe o cenário. Também é possível visualizar veículos e pessoas com vestimentas características do século XX. 

Reprodução/Cuiabá de Antigamente

Cine teatro Cuiabá

 

 O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942, durante o governo de Júlio Strübing Muller e fazia parte do conjunto de “obras oficiais” do Estado Novo. Com seu estilo arquitetônico art-decó e capacidade para 600 pessoas, a partir da data o Cine Teatro Cuiabá ocupou-se de oferecer à sociedade mato-grossense uma programação diversificada de filmes e peças teatrais nacionais. Esse espaço cultural recebeu renomados artistas brasileiros daquele período, como, por exemplo, o primeiro filme exibido foi “A noiva veio como encomenda”, da Warner Bros, estrelado por Bety Davis e James Cagney. 

Outro registro publicado no perfil do Instagram Cuiabá das Antigas mostra a fachada do Cine Teatro, que foi cenário de um filme de 1986, da cineasta cuiabana Glória Albues. Na imagem os atores Liu Arruda, importante artista cuiabano, e Meire Pedroso encenando uma esquete em frente ao prédio. Os atores falam sobre uma mostra em homenagem ao cineasta Glauber Rocha, realizada em várias capitais brasileiras pelo Sesc. 

 Internautas nascidos em Cuiabá celebram a nostalgia das imagens. “Que boas recordações me traz. [...] Tantos filmes bons, filas imensas. Coração Valente, Titanic, Rei Leão. Que agradável foto, parabéns pelo post (sic)”, escreveu um internauta que já assistiu filmes no local. 

O Cine Teatro Cuiabá é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e constituído como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tombado pela Fundação Cultural de Mato Grosso.  

Atualmente o Cine Teatro ainda é palco de inúmeras peças teatrais e exibições de filmes. Nesta terça, em que comemora o Dia Nacional do Teatro, haverá transmissão de Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho. 

 A data

O Dia Nacional do teatro foi instituído no Brasil através da Lei 13.442/2017, cujo objetivo é tornar as atividades teatrais acessíveis para o público e que Pessoas Com Deficiência (PCDs) possam acompanhar as apresentações. De maneira geral, a arte no país ainda é considerada elitizada devido aos altos preços pagos nas bilheterias, afastando pessoas com baixa renda desses locais considerados importantes para a construção social. 

Galeria de fotos

image
 
 
 


Comente esta notícia