12 de Julho de 2024

CULTURA Terça-feira, 20 de Junho de 2023, 18:46 - A | A

ARTES

Exposição de São Benedito entra em cartaz no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Com obras da artista Rosylene Pinto, a mostra será inaugurada no próximo domingo, às 10h

Entretê Leia Agora

imagem sai benedito

 

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) inaugura no próximo domingo (25), às 10h, a exposição Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito.

Com obras da artista Rosylene Pinto, a mostra homenageia o santo, que é conhecido como padroeiro dos negros, dos cozinheiros e dos pobres. 

Por meio de técnicas tradicionais e contemporâneas de cerâmica, as esculturas representam o santo em diferentes expressões, mostrando a sua presença marcante na cultura brasileira.

A história e a diversidade da iconografia de São Benedito são apresentadas em uma coleção de peças esculpidas em cerâmica. 

De acordo com Rosylene Pinto, a exposição reflete ainda uma relação pessoal com São Benedito, que dá nome ao seu pai, também devoto do santo. 

Todas as noites, meu pai sentava na cama e rezava antes de dormir, ao lado de uma grutinha de São Benedito. Eu também tenho uma relação muito forte com o santo, morei perto, fiz a primeira comunhão e me casei na igreja de São Benedito, em Cuiabá. Essa mostra é um projeto de devoção, fé e expressão cultural que retomo com muita satisfação”, explica a artista.
Para o coordenador de exposições do MASMT, Marcos Gontijo, a sensibilidade artística de Rosylene, aliada à sua conexão pessoal, traz à exposição uma profundidade e uma autenticidade únicas. “Sua habilidade de dar vida à cerâmica revela-se em cada detalhe das esculturas, capturando a espiritualidade e a devoção que cercam São Benedito”, diz.

Gontijo salienta também a importância da mostra para a reflexão sobre a diversidade étnica e religiosa na construção da identidade nacional. 

A exposição celebra a herança cultural afro-brasileira e destaca a necessidade de valorização e reconhecimento de figuras negras influentes em nossa história. Os visitantes terão a oportunidade de se conectar com a história de São Benedito e aprofundar seu conhecimento sobre a sua relevância na cultura afro-brasileira”, ressalta. 

A exposição ‘Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito’ fica em cartaz no Museu de Arte Sacra até 08 de outubro de 2023. 

São João no MASMT

Equipamento cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o museu também realiza o São João no MASMT, nesta sexta-feira (23), às 18h. Organizado pelo setor educativo do Museu, a festividade ao nascimento do santo católico, celebrado em 24 de junho, terá arraiá, pescaria, quadrilha e barracas com comidas típicas.

O São João no MASMT ocorre no Átrio do Museu, com entrada gratuita, por meio de cadastro prévio pelo link AQUI

Outras exposições MASMT

Além da mostra temporária sobre São Benedito, o equipamento cultural da Secel conta com exposições permanentes, que incluem o acervo remanescente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, a sala do Santo Papa João Paulo II e o ambiente com mobiliários e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa. 

O Museu está localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, em Cuiabá. A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. A meia-entrada custa R$ 5 meia e inteira, R$ 10.



Comente esta notícia