13 de Setembro de 2024

CULTURA Sábado, 08 de Abril de 2023, 09:38 - A | A

Entrevista HNT com Suelme: "Campo Grande achava que a gente era parasita"

Nó de cachorro - HiperNoticias

suelme entrevista hnt

 

Para celebrar os 304 anos da capital mato-grossense, o Entrevista HNT traz um bate-papo especialíssimo com historiador Suelme Evangelista Fernandes, que relembra diversos aspectos pitorescos sobre os três séculos de história de Cuiabá.

Os percalços ocorridos no períoido do descobrimento do território, fato que classifica como "onírico" sobre a ilusão do ouropreciosidades políticas sobre sua fundação e o momento vivido por Cuiabá durante a divisão de Mato Grosso, sobretudo do ponto de vista da dicotomia estabelecida pelos mato-grossenses que viviam no sul do imenso Estado à época.  

"Primeira reflexão que tenho a dizer é a seguinte: perdeu, Campo Grande, 'tchupa' Campo Grande!. Eles dividiram o Estado achando que a gente ia se ferrar, porque eles se sentiam o melhor que existia da economia local e chamavam a gente de parasitas, de inúteis, que só viviam de política", revela Suelme. 

posicoinamento politizado do seu povo desde o início também é destaque nas memórias trazidas pelo historiador. "Cuiabá tem 300 anos de tradição política. Quando criou a Vila Real, criou-se uma Câmara, com homens bons. Essa Câmara trazia dentro de si os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, era um poder só".

Confira parte da entrevista

Não perca a entrevista completa, que será exibida neste sábado (8), em homenagem a Cuiabá, no canal do Youtube HNT TV, ou atráves do porta HNT



Comente esta notícia