13 de Setembro de 2024

CULTURA Quarta-feira, 26 de Outubro de 2022, 11:00 - A | A

LITERATURA

Duas escritoras de Cuiabá são finalistas do Prêmio Jabuti 2022

Dez finalistas de cada categoria foram selecionados de um total de 4.290 inscritos nesta edição do prêmio

Stéfanie Sande - HNT

ecritora livro na mao

 

Duas representantes de Cuiabá estão na lista de finalistas da 64ª edição do prêmio Jabuti de Literatura. A escritora Paty Wolff, com seu livro "Como pássaros no céu de Aruanda”, figura entre os dez finalistas da categoria “contos”, enquanto Leíner Hoki, com a obra “Tríbades, safistas, sapatonas do mundo, uni-vos: investigações sobre a poética das lesbianidades”, está no eixo de não-ficção, categoria artes.  

Publicado em julho de 2021 pela editora Entrelinhas, "Como pássaros no céu de Aruanda” é um livro de contos juvenis com foco no protagonismo negro e de mulheres. A obra, que também é ilustrada por Wolff, foi uma das selecionadas no edital Estevão Mendonça de Literatura 2019.

Além da inspiração pessoal, alguns contos são homenagens à escritoras negras brasileiras.

Rondoniense de nascença e cuiabana de coração, Paty Wolff é mestre em Geografia, bem como coordenadora no Centro Cultural Casa das Pretas, editora na Revista Digital Ruído Manifesto e membro do Coletivo Literário Maria Taquara.  

Dissertação de mestrado de Leíner Hoki publicada pela editora Urutau, “Tríbades, safistas, sapatonas do mundo, uni-vos: investigações sobre a poética das lesbianidades” é uma investigação filosófica, política e poética das questões levantadas pela arte e literatura lésbicas.

A autora define a pesquisa como uma “uma ode às que viveram desafiando a norma e seguindo o fio do desejo”.

escritora correto

 

Nascida em Cuiabá, Leíner é mestre em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, trabalha como arte educadora no Consultório na Rua do SUS, em Belo Horizonte.  

Com 4.290 inscritos, a lista de finalistas da 64ª edição do prêmio Jabuti de Literatura foi divulgada no site oficial nesta segunda-feira (24). No dia 8 de novembro, será divulgada a lista de semi-finalistas, com cinco autores em cada categoria.

Os vencedores serão anunciados no dia 24 de novembro. Em cada categoria, recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5.000, já o vencedor da categoria Livro no Ano receberá R$100.000.

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti se consolidou como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro.



Comente esta notícia