20 de Julho de 2024

CULTURA Sábado, 13 de Abril de 2024, 20:58 - A | A

HOMENAGEM

Comissão de Cultura cobra reposição do busto de Ana Maria do Couto May

C/ Assessoria

may do couto

 O busto Maria do Couto May

A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pela vereadora Edna Sampaio (PT) e composta pelos vereadores Mário Nadaf (PV) e Fellipe Corrêa (PL), está tomando medidas para a reposição do busto da professora, advogada e jornalista cuiabana Ana Maria do Couto May, falecida nos anos 70.

O busto em homenagem a ela foi furtado de uma praça no bairro Bandeirantes em 2021.

Ana Maria do Couto viveu muitos anos no bairro Bandeirantes, entre as ruas Manoel Garcia Velho e Diogo Domingos Ferreira, onde está localizada a praça em sua homenagem. Também está próxima à sede do Clube Dom Bosco, do qual ela foi presidente.

Edna destacou que, além de uma figura ilustre da cultura cuiabana, Maria do Couto também foi a primeira vereadora e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá , deixando um legado significativo para a comunidade.

A solicitação para a reposição do busto foi feita por Telma Couto, sobrinha de Ana Maria do Couto, que expressou o desejo de preservar a memória e o legado de sua tia.

Telma conta que tem memórias da infância na casa onde viveu Ana Maria do Couto May. “Estou lutando por isso desde 2021. Já colocamos nas redes sociais, tivemos promessas da Prefeitura e nada. Eu não vou desistir enquanto não conseguir. O busto era todo de bronze, uma homenagem da minha avó, Francisca Torres do Couto, conhecida como Chiquita, e doada para a Prefeitura um ano após a sua morte, em 1972, quando o prefeito da época, José Vilanova Torres, inaugurou a praça com o seu nome”, conta Telma.

A vereadora Edna Sampaio, em nome da Comissão de Cultura, estendeu um convite especial a Telma Couto para participar da próxima sessão ordinária, na quinta-feira (11), onde participará do espaço Tribuna Livre da Câmara.

O vereador Mário Nadaf afirma que, na história, Ana Maria do Couto May é conhecida como uma mulher à frente do seu tempo. “Preservar sua memória é suma importância para esta Casa que, recentemente, inaugurou um auditório com o seu nome. O que depender da Comissão, faremos todo o possível para que esta homenagem seja restaurada”, disse.

O vereador Fellipe Corrêa defendeu que a Câmara Municipal custeie um novo busto. “Em um momento em que falamos da necessidade de mais mulheres na política, ela foi uma pioneira nesta Casa”, afirmou ele.

A Comissão de Cultura encaminhará requerimento ao presidente da Câmara, vereador Chico 2000, ao prefeito Emanuel Pinheiro e ao escritório do Ministério de Cultura em Cuiabá, buscando apoio e recursos para a realização dessa reposição.

Nossa cidade possui uma rica herança cultural, e é nosso dever proteger e preservar esses tesouros para as gerações futuras”, afirmou Edna.



Comente esta notícia