Após o sucesso da primeira edição, neste mês de novembro, Chapada dos Guimarães receberá o 2º Sarau Luciene Carvalho, no próximo sábado (26), a partir das 18h30, em evento que vai reunir poesia, teatro, música e performance, homenageando a primeira mulher preta e periférica a entrar na Academia Mato-grossense de Letras. A programação ocorre no Centro Cultural Casa di Rose
O Sarau Luciene Carvalho tem uma apresentação principal que mescla as poesias da artista homenageada com músicas interpretadas por Rita Cássia e Matheus Farias. Nesta edição, haverá também participação especial do grupo Sorrisos, Alegrias e Quintais, composto por Juliane Grisólia, Augusto Krebs e Thiago Costa. Em seguida, o microfone fica aberto para quem quiser apresentar sua arte. Comidas e bebidas serão vendidas.
O evento é organizado pela Assembleia Social (Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso) e visa ampliar o acesso da plateia às expressões artísticas do Estado, bem como incentivar a produção cultural mato-grossense. Propor um sarau que carrega o nome de Luciene Carvalho é valorizar uma artista regional com intensa produção na Literatura, Dramaturgia, entre outras expressões.
“A primeira edição foi um sucesso, deliciosa, no quintal da própria Luciene, todos nós nos sentimos abraçados. E todo o evento foi pura poesia, pelas declamações, pelo repertório musical, pelas intervenções e por nosso público atento. Foi de arrepiar. Esta nova edição vai beber de toda a energia da Chapada e estamos esperando a todos”, convida a coordenadora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.
Luciene também está ansiosa para a segunda edição. “Espero que o sarau seja de criar memórias neste tempo mais liberto, neste tempo em que a arte tem valor. A gente viveu tempos assombrosos, a gente atravessou pandemia, então, as celebrações do que seja respiro, do que seja beleza, do que seja arte importam muito para mim”, comenta a poeta.
Sarau é atividade milenar que agrega reunião, troca de experiências e muita arte. Alguns estudiosos apontam que a origem da palavra venha do francês soirée (reunião noturna), do latim serotinus (pela tarde) ou do galego serao (anoitecer).
O Centro Cultural Casa di Rose fica localizado na Rua do Penhasco, 105, Centro, em Chapada dos Guimarães. Mais informações, pelos telefones (65) 3313-6994 ou 65 9 9635-3486 (Raul Lázaro).
A homenageada
Luciene Carvalho é poeta nascida em Corumbá (MS), mas veio para Cuiabá em 1974. A escritora tem 14 livros publicados, a maioria de poesias. Foi eleita e empossada na Academia Mato-grossense de Letras em 2015, cerimônia com grande participação de jovens negros das artes de rua.
A multiartista é também diretora de Teatro, formada pela MT Escola de Teatro (Unemat, campus Cuiabá), é personagem de uma cinebiografia da cineasta Juliana Curvo (Luciene, MT, 2020, 73 minutos), gravou um CD de poesia declamada dialogando com o rap, tem algumas publicações, experimentou parcerias de artes visuais, inspirou espetáculos de dança e de teatro, é tema de pesquisas acadêmicas, entre outros registros artísticos ou acadêmicos.
Serviço:
2º Sarau Luciene Carvalho
- Performance com poesias de Luciene Carvalho e música com Rita Cássia e Matheus Farias
- Apresentação do grupo Sorrisos, Alegrias e Quintais (Juliane Grisólia, Augusto Krebs e Thiago Costa)
- Após shows, palco aberto
Data: 26 de novembro, a partir das 18h30
Local: Centro Cultural Casa di Rose (Rua do Penhasco, 105, Centro, em Chapada dos Guimarães
Entrada gratuita
Mais informações: (65) 3313-6994 (Assembleia Social) ou 65 9 9635-3486 (Raul Lázaro)