21 de Julho de 2024

CULTURA Segunda-feira, 31 de Julho de 2023, 16:20 - A | A

NO CINE TEATRO

Caminhada Rumos apresenta edital em Cuiabá nesta quarta

Rumos é um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país

Leiagora

atores de rumos

 Valéria Toloi e Gilberto Labor

O Cine Teatro Cuiabá recebe, nesta quarta-feira (2), a Caminhada Rumos. A proposta é apresentar o edital aos artistas, pensadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local.

Criado há 26 anos, o Rumos é um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país e o IC, fundado faz 35 anos, contribui para a valorização, preservação e difusão da arte e da cultura brasileiras.

Um dia antes de chegar em Cuiabá, a instituição abre as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2023-2024, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br, das 00h01 de 1º de agosto até as 23h59 de 22 de setembro – horário de Brasília.

Para explicar como funciona, equipes do Itaú Cultural percorrem todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, até o dia 14 de setembro, quando terá passado pelas 26 capitais, mais o Distrito Federal, abrangendo todos os estados do país.

Nesta passagem por Cuiabá, estarão presentesintegrantes da Comissão de Seleção e gerentes do Itaú Cultural, Valéria Toloi do núcleo de Formação, e Gilberto Labor de Infraestrutura e Produção.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira.

A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio da instituição para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na última edição, de 2019-2020, foram 11.246 projetos inscritos, resultando em 90 projetos selecionados.

Serviço

Caminhada Rumos em Cuiabá
2 de agosto, quarta-feira, das 19h às 21h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Av. Pres. Getúlio Vargas, 247, Centro
Tel: (65) 2129-3848
Entrada gratuita (sujeito à lotação)
Classificação indicativa: livre



Comente esta notícia