A 6° Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso começa nesta quarta-feira (16). Serão exibidos 18 filmes que abordam a temática Afrofuturista. Os longas estarão disponíveis no site 'Coletivo Quariterê', idealizadora da iniciativa, como parte da programação da 2ª edição do Agitando a Resistência Negra.
Os longas estarão disponiveis gratuitamente no site do Coletivo a partir desta quarta-feira. Na programação, serão exibidos 18 filmes que foram desenvolvidos e realizados por negros.
A abertura será com o vídeo clip 'Orgulho' (MT, 2021). O clipe single é do segundo álbum da artista Pacha Ana, o 'Suor e Melanina', e expõe indagações e confusões que chegam com o fim de um relacionamento afetivo, falando sobre conflitos, dúvidas e reconciliações que são geradas ao longo dessa relação.
Em seguida será exibido o filme experimental 'Um Transe de dez Milésimos de Segundo' (BA, 2021), dirigido por Jamile Cazumbá. O longa é um ritual-recital-performático sobre as camadas de memória e os diversos lugares da intuição que atuam sobre um corpo entre os pontos de fuga (portanto a possibilidade de existir) traçados no 'orí' e na encruzilhada: a invocação de memória, o transe.
A programção conta ainda com o documentário 'De Um Lado do Atlântico' (RJ, 2020), dirigido por Milena Manfredini; a ficção 'Cinco Fitas (BA, 2020), dirigida por Heraldo de Deus e Vilma Martins, e a ficção 'Rã' (SP, 2019), dirigida por Julia Zakia e Ana Flavia Cavalcanti.
A programação completa está disponível no site do Coletivo.