20 de Julho de 2024

CULTURA Terça-feira, 11 de Abril de 2023, 14:25 - A | A

VIOLA CAIPIRA

‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ será lançado no Bulixo

Além da exibição do longa ‘Sistema Fecomércio-MT apresenta Sons em Mato Grosso - Viola Caipira’, o evento gratuito contará com apresentação musical

REDAÇÃO - HiperNoticias

viola caipira

 

A ‘Feira Cultural e Gastronômica – Bulixo’ realizada no Sesc Arsenal, em Cuiabá, ganha os sons da viola caipira, nesta quinta-feira (13), às 18h. O ‘Bulixo’ será palco do lançamento do ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’, promovido entre os dias 28 e 30 de abril na cidade pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, Prefeitura Municipal de Poxoréu e Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox).

O evento faz parte da agenda cultural dos artistas brasileiros que compõem o estilo musical e, devido a sua importância para o cenário regional e nacional, o Sistema Fecomércio-MT investe na sua realização, apoiando na organização e ampliando o diálogo histórico sobre a viola caipira, por meio da produção de um livro e um documentário”, destaca o presidente da instituição, José Wenceslau de Souza Júnior.

O longa ‘Sistema Fecomércio-MT apresenta Sons em Mato Grosso - Viola Caipira’, com duração de 1h38min, será exibido às 18h, no teatro do prédio histórico. A obra audiovisual viaja pelas origens portuguesas do instrumento, sua construção rítmica e o acolhimento pelos brasileiros, principalmente, aqueles residentes de municípios no interior do país.

Os visitantes do Arsenal também são convidados a seguirem para o jardim onde haverá a apresentação de Sandro Dhiacanga e Banda, a partir das 19h. O violeiro Dhiacanga é cantor e compositor, seu repertório transita entre o modões sertanejos raiz ao moderno, além de canções countries.

O espetáculo será uma oportunidade para o público obter uma prévia da experiência que é possível vivenciar em Poxoréu durante o ‘Encontro de Violeiros’, um evento singular que traz nomes com grande importância histórica e contribuição para popularizar o conhecimento sobre a viola caipira”, ressalta o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.

Encontro em Poxoréu

O ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ contará com grandes atrações nacionais, como Gino e Geno, Jads e Jadson, George Henrique e Rodrigo. Já na concha acústica, ganham o palco Pâmella Viola e Karoline, Cleiton Torres e Juliana Andrade, Aurélio Miranda, Mococa e Paraíso, Zé Mulato e Cassiano, entre outros nomes consagrados na moda de viola.

O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, enfatiza que a parceria entre o Sistema Fecomércio-MT, Prefeitura e Avicpox agrega ainda mais valor ao evento. “O ‘Encontro de Violeiros’ atrai milhares de pessoas para participar dessa grande festa que movimenta a cidade, o setor hoteleiro e todos os segmentos envolvidos. A parceria foi de suma importância, pois viabilizou a contratação de artistas renomados no país, garantindo ainda mais relevância ao nosso evento”.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

SERVIÇO

Lançamento do ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ em Cuiabá

Quando: 13 de abril, às 18h

Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)

Entrada gratuita

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO BULIXO

13 de abril

18h - Exibição do documentário ‘Sistema Fecomércio apresenta Sons em Mato Grosso - Viola Caipira’ I Teatro

19h - Sandro Dhiacanga e Banda I Jardim



Comente esta notícia