13 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 14 de Março de 2023, 12:46 - A | A

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Resultados da Expedição Fluvial Rio Cuiabá serão debatidos na ALMT

A audiência pública será no dia 16 de março, às 14h

C/ Assessoria

barco

 

A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública no dia 16 de março, para apresentar à sociedade os desdobramentos da Expedição Fluvial Rio Cuiabá, realizada do dia 16 a 20 de janeiro.

A expedição requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD) percorreu 670 km de rio, partindo da barragem do Rio Manso até o encontro das águas com o Rio São Lourenço.

No percurso, passou pelos municípios de Rosário Oeste, Acorizal, Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço levantando as condições socioambientais do rio e da população ribeirinha.

"Observamos vários problemas, como número excessivo de tablados de pesca ao longo do rio (1.300 num trecho de 670 km), despejo de esgoto in natura, descarte de resíduos sólidos, desmatamento da mata ciliar, funcionamento de 20 dragas que degradam o leito do rio e provocam desbarrancamento, além de provocarem a diminuição do estoque pesqueiro, sobretudo em época de piracema. Enfim, uma série de problemas que precisam ser discutidos junto à sociedade e aos Poderes constituídos para juntos encontrarmos soluções ambientais", explicou o deputado.

A expedição contou com apoio da Marinha do Brasil, SEMA, UFMT, prefeituras e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá.

Os resultados finais serão relatados em um documento a ser entregue às autoridades ambientais do estado, Ministério Público e Poder Judiciário.

SERVIÇO

O que? Audiência Pública para discutir resultados da Expedição Fluvial Rio Cuiabá

Quando? 16 de março, às 14h

Onde? Auditório Milton Figueiredo / Assembleia Legislativa de Mato Grosso

 


Comente esta notícia