20 de Julho de 2024

CIDADES Quinta-feira, 23 de Março de 2023, 08:07 - A | A

RECURSOS HÍDRICOS

Registro mostra descaso com que o Rio Cuiabá vem sendo tratado

Quase 90% da água que abastece as cidades proveem do rio e de seus afluentes

Fonte: MPMT

rio coxipo captacao agua

 

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso chama atenção da sociedade sobre a situação do Rio Cuiabá.

Uma foto registrada nesta semana pela equipe responsável pela execução dos planos para  utilização sustentável da Bacia Hidrográfica do Médio e Alto Rio Cuiabá, iniciativas custeadas pelo Banco de Projetos e Entidades do MPMT (Bapre), demonstra o descaso com que o rio vem sendo tratado.

O Rio Cuiabá tem uma importância vital para a captação do abastecimento público na região metropolitana, quase 90% da água que abastece as cidades proveem do rio e de seus afluentes. Neste dia em que celebramos o Dia Mundial da Água queremos provocar a sociedade a pensar sobre a importância da proteção dos recursos hídricos de que ainda dispomos. Por que ainda encontramos tantos resíduos no rio? O problema e a solução têm que ser de todos nós”, advertiu a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível da Capital.

Segundo ela, Várzea Grande, comarca em que atuou por diversos anos na defesa do meio ambiente, tem mais de 80 poços que correspondem a 7% do potencial hídrico existente.

Como não temos manancial subterrâneo, o rio é a nossa grande fonte. Precisamos olhar com carinho para toda essa situação e fazermos, cada um, a nossa parte”, ressaltou.



Comente esta notícia