O governador Mauro Mendes decretou situação de emergência na MT-170, a antiga BR-364, em decorrência das fortes chuvas que destruíram a estrada e formaram grandes atoleiros. A ação irá beneficiar a recuperação do trecho entre os municípios de Castanheira e Juruena.
A decisão do governador ocorreu na manhã deste sábado (8), em uma reunião realizada com secretários no Palácio Paiaguás, no momento um dos pontos estão criticos e uma fila de caminhoneiros aguardam para passar o atoleiro.
Equipes da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além da Segurança Pública e prefeituras, estão atuando em uma força-tarefa para entrega de alimentos e água potável para os motoristas que estão presos com seus veículos de carga na região.
Apesar da lentidão para transpor esse atoleiro, a pista nunca ficou interditada. As máquinas garantem a travessia dos caminhões e veículos nos dois sentidos, não havendo interrupção do trânsito. O trecho fica paralisado apenas durante a chuva.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) trabalha no local em parceria com as empreiteiras contratadas para fazer o asfalto da rodovia e com as prefeituras de Juruena, Cotriguaçu, Juína, Castanheira, Aripuanã e Colniza, para garantir o tráfego na região, com máquinas e equipamentos, desde o início do período chuvoso.
Nenhum município da região está com problemas de abastecimento de alimentos ou combustíveis.
O governo do estado assumiu em junho de 2022 a rodovia, que era de competência federal. Desde então, já realizou a licitação e as empresas para asfaltar a MT-170 estão contratadas, aguardando o fim do período chuvoso para dar início a obra.