20 de Julho de 2024

CIDADES Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 12:16 - A | A

GREVE ANUNCIADA

Garis não receberam salários e ameaçam paralisar coleta de lixo em Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá negou que os salários estejam atrasados e diz que pagará nesta quinta

GREYCE LIMA- HNT

garis cba

 

Trabalhadores da coletiva de lixo de Cuiabá denunciam que estão com os salários atrasados e ameaçam fazer greve. A categoria está revoltada com os constantes atrasados salarias e falam em péssimas condições de trabalho.A Prefeitura de Cuiabá negou que os sálarios estão atrasados. 

O pagamento dos trabalhadores deveria ter sido feito nesta última terça-feira (5). Os garis relatam ainda que o vale alimentação e o vale transporte também não foi repassado, e era para ter sido acertado pela gestão municipal no dia 30 de novembro.

Os garis denunciam ainda que a prefeitura não repassou filtro solar e que os uniformes deles, com botas e vestimentas, estão rasgando. Nas redes sociais, o vereador Dilemário Alencar cobrou o prefeito Emanuel Pinheiro sobre o pagamento e perguntou no vídeo o que vem sendo feito com o recurso oriundo da taxa de cobrança de lixo que a população paga.

Prefeito, pare de fazer essa maldade com os garis de Cuiabá. Os garis ganham salários mínimos. Será que o senhor vai gostar de ficar vários dias com o lixo fedendo em frente à sua casa? Administre a prefeitura de forma correta. A coleta de lixo pode parar a partir de quinta-feira, porque os garis não receberam os seus direitos”, desabafou o parlamentar.

Essa não é a primeira vez que os garis da Capital paralisam as atividades por causa de falta de pagamento de salários e outros direitos dos trabalhadores.

Em novembro, os trabalhadores de Cuiabá e Várzea Grande cruzaram os braços em protesto contra os constantes atrasos salariais e as más condições de trabalho.    

 Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que os sálarios estão em dia e que os proventos serão pagos nesta quinta-feira (7).

Veja a nota na íntegra: 

 Com relação à demanda sobre a situação dos garis em Cuiabá, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) esclarece o seguinte:

- A empresa terceirizada responsável pela coleta de resíduos de Cuiabá informou à Limpurb que os pagamentos e benefícios estão em dia e são pagos no 5º dia útil de cada mês;

- Na data de amanhã, portanto, todos os seus colaboradores terão seus proventos e benefícios devidamente quitados como tem ocorrido normalmente;

- Não existe atrasos de rendimentos ou benefícios de funcionários, a coleta de resíduos sólidos continua de forma normal e sem nenhuma interrupção em toda capital.



Comente esta notícia