28 de Março de 2025

CIDADES Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025, 16:01 - A | A

CIDADE QUE JÁ FOI MAR

Chapada terá novas escavações para localizar fósseis de dinossauros e animais marinhos; veja vídeo

O géologo Caiubi Khun disse que a pesquisa ocorrerá em 2025 para procurar vestígios do bichos que habitavam a região entre 84 e 66 milhões de anos atrás

CAMILA RIBEIRO - HNT

geologo caiubi

 O geólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Khun

O geólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Khun, revelou ao HNT TV que novas escavações serão realizadas em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) durante 2025 para explorar a história do período em que a cidade foi mar, há cerca de 84 e 66 milhões de anos.

O especialista explicou que o objetivo é fazer um inventário dos animais que habitavam a região. Entre esses moradores estão dinossauros e invertebrados marinhos.

"Neste ano, a gente deve estar fazendo uma nova campanha de escavação em Chapada para fóssesis de dinossauro e invertebrados marinhos, que são fósseis de quando Chapada era mar", detalhou o geólogo ao podcast do Hipernotícias.  

Caiubi Khun será um dos coordenadores da expedição. Ele é um dos principais pesquisadores de Mato Grosso quando os fósseis estão em discussão. O géologo testemunhou os trabalhos que identificaram o primeiro dinossauro em Chapada, em 2022. Segundo ele, o "Pycnonemosaurus nevesi" era um "dinossauro de chapa e cruz", sendo a primeira espécie nativa do estado. 

Segundo o professor, dinossauro era carnívoro e possuía cerca de 2,20 metros de altura e sete metros de comprimento. Uma réplica dele pode ser visitada no Museu de História Natural, no Jardim Europa em Cuiabá.

Thiago "Zina" Crepaldi/Acervo MHNMT

Pycnonemosaurus nevesi

A réplica do "Pycnonemosaurus nevesi" pode ser visitada no Museu de História Natural, no Jardim Europa em Cuiabá.

OUTRAS ESPÉCIES

O "dinossauro de chapa e cruz" não estava sozinho, uma espécie que conviva com ele, conforme os registros científicos, foi o Saurópode que era herbívoro e tinha 20 metros de comprimento. De acordo com Caiubi, fósseis de dinossauros são encontrados em Chapada desde o século 19, mas boa parte desses esqueletos estão em museus no Rio de Janeiro. 

"Brinco que é um dinossauro de chape e cruz, chapadense, nasceu, cresceu e morreu em Chapada", disparou o geólogo

"Ali em Chapada tem fósseis que são encontrados desde o século 19. Temos registros do final do século 19 onde foram encontrados fósseis de dinossauros em Chapada. Já foram encontrados muitos fósseis que passaram por lá", contou. 

"Inclusive, o único dinossauro que foi descrito no Centro Oeste com fosseis daqui, nativo daqui, a espécie identificada aqui no Centro foi em Chapada que é o 'Pycnonemosaurus nevesi' um carnívoro que parece o T-rex. Aquilo dali é um dinossauro que brinco que é um dinossauro de chape e cruz, chapadense, nasceu, cresceu e morreu em Chapada", emendou o geólogo. 

VEJA VÍDEO



Comente esta notícia