17 de Setembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 10:25 - A | A

SAÚDE PÚBLICA

Câmara fará audiência para debater impactos causados pela graxaria de frigorífico

A sessão foi requerida pelo vereador de Cuiabá Luis Cláudio (PP)

Leiagora

faixa protesto

 

A Câmara Municipal de Cuiabá realizará, na próxima quinta-feira (30), a partir das 15h, uma audiência pública para debater os impactos causados pela graxaria do frigorífico Marfrig, localizada no bairro residencial Alameda, em Várzea Grande. O requerimento foi protocolado pelo vereador Luis Cláudio (PP).

Ele ressalta que a graxaria traz riscos à saúde da população cuiabana, que vive próximo à Ponte Sérgio Motta, e que o caso pode ainda resultar na desvalorização de imóveis na região da Avenida Beira Rio.

A graxaria inaugurada em maio deste ano pela empresa Marfrig foi instalada entre uma área de preservação, o Rio Cuiabá, e uma zona urbana da cidade, e atinge mais de 50 mil pessoas. Isso porque as atividades do setor ainda não teriam atingido nem 50% da capacidade”, apontou Luis Cláudio.

Inaugurada em maio deste ano, o empreendimento é responsável pelo processamento de sobras de animais oriundas de abatedouros. Entretanto, sua operação tem gerado muitas reclamações por parte dos moradores da região por conta do mau cheiro.

Diante da problemática, foi criado um comitê popular composto por diversas lideranças comunitárias das localidades próximas, com o objetivo de alertar as autoridades competentes sobre a urgência de soluções de maneira célere.

A proposta é abordar estratégias para que a sociedade cuiabana também possa se organizar e se posicionar em relação aos impactos destrutivos que a graxaria produz, nos mais amplos aspectos para o meio ambiente, e notadamente os danos causados à saúde da população”, comentou o vereador.

Serviço

- Assunto: 
Audiência pública para debater impactos negativos causados pela Graxaria Marfrig;
- Data: Quinta-feira (30);
- Local: Câmara Municipal de Cuiabá;
- Horário: 15h.



Comente esta notícia