09 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 08:12 - A | A

ONDA DE CALOR

Calor extremo: Cuiabá deve enfrentar temperatura acima de a 45° C nesta semana

De acordo com MetSul, que emitiu o alerta de calor extremo, as altas temperaturas podem trazer risco à vida

DA REDAÇÃO - Hipernoticias

edificio e sol

 

Uma forte onda de calor eleva ainda mais as temperaturas em Mato Grosso na segunda quinzena de setembro. Em Cuiabá, as temperaturas máximas podem chegar a 46° C nos próximos dias.

A MetSul Meteorologia, que emitiu o alerta de calor intenso, aponta risco de vida com a alta das temperaturas a patamares acima da média para o período. Os Estados mais atingidos pela onda de calor, segundo a empresa, serão Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nesta segunda-feira (18), os termômetros podem marcar 43° C de acordo com a MetSul. A temperatura mínima para o dia é de 27° C.

Na terça-feira, os cuiabanos enfrentam até 44° C. A mínima prevista é de 26° C. Nos dois primeiros dias da semana há previsão de chuva fraca.

O calor extremo atinge o pico para essa semana na quarta-feira. A MetSul prevê temperaturas variando entre preocupantes 46° C e 28° C.

Na quinta-feira, os termômetros não devem registrar menos que 30° C e a máxima prevista é de 45° C. Na sexta-feira, a temperatura máxima se mantém e q mínima cai 1° C, ficando em 29° C conforme a previsão. Não chove.

RECOMENDAÇÕES

Além de potencializar o risco de incêndios, as ondas de calor podem ser perigosas para a saúde. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas são as mais sucetíveis a situações de emergência nessas condições.

Os problemas incluem desidratação, exaustão pelo calor e o agravamento das doenças cardiovasculares e respiratórias.

Para se proteger do calor extremo é recomendada a ingestão frequente de líquidos, principalmente água, procurar abrigo em lugares frescos, dê preferência com ar-condicionado, evitar atividades físicas ao ar livre, vestir-se com roupas leves e usar protetor solar, chapéus, bonés ou outros acessórios que ajudem a proteger do sol.



Comente esta notícia