13 de Julho de 2024

AGROECONOMIA Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 08:41 - A | A

COMEÇA NA QUINTA

Semana do Cavalo promove emoção e tradição da cultura do campo no Parque de Exposições

Evento promove também uma programação especial para a criançada se divertir com segurança e alegria

Da Redação - HNT

crianca montando cabrito

 

Com muita adrenalina e emoção, pela primeira vez a Semana do Cavalo, que acontece entre esta quinta-feira (2) e o dia 12 de maio com entrada franca no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, traz rodeio em cavalos na modalidade cutiano.

A 11ª edição realiza essa tradicional competição que remonta às origens do rodeio no Brasil, que se destaca por sua autenticidade e promete um verdadeiro espetáculo para toda a família.

A modalidade cutiano tem suas raízes nas atividades diárias dos tropeiros e vaqueiros do Brasil.

Com o tempo, essa prática evoluiu para se tornar um esporte competitivo, preservando a cultura e as tradições do campo. Do dia 9 a 11 de maio o público vai poder acompanhar a modalidade que é tipicamente brasileira.

Teremos o que tem de melhor no rodeio brasileiro se apresentando na arena, competidores renomados e cavalos que são verdadeiros atletas. A disputa de quem é o melhor irá proporcionar ao público um espetáculo de pulos e corcoveios onde o homem deverá mostrar toda sua técnica e habilidade para permanecer durante os 8 segundos em cima do animal. E no sábado saberemos quem será o grande campeão do rodeio em cavalos da 11ª Semana do Cavalo”, comenta o diretor de rodeio, Rodrigo Montalvão.

O Circuito Raízes vai ser realizado em quatro etapas e conta com 20 atletas, sendo dez da Seleção Brasileira do Cutiano e dez convidados do Mato Grosso, em busca da maior premiação do rodeio em cavalos do Brasil, que será no valor de R$ 60 mil reais.

A expectativa é muito grande, vamos ter a presença da Seleção Brasileira do Cutiano, com peões dos Estados de Tocantins, São Paulo, Paraná, Goiás, entre outros e também os melhores atletas do rodeio na modalidade cutiano daqui de Mato Grosso”, pontua Montalvão.

PROGRAMAÇÃO KIDS

O maior evento equestre do Centro-Oeste vai muito além do rodeio em cavalos, pensando também na criançada, a Semana do Cavalo preparou uma programação imperdível para os baixinhos se divertirem com segurança e alegria.

A programação kids oferece uma variedade de atividades para crianças de todas as idades. Entre as atrações estão as provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha, laço de cabra, laço de bode, exposição de mini animais (cavalos, vacas e cabras) e rodeio em carneiro.

Todos os dias do evento tem programação para família, vamos ter para as crianças brinquedos, exposição de mini animais e também o palhaço Paçoca que vai estar para animar a criançada no rodeio em carneiro no dia 06 e 07 de maio. Além disso, outra novidade é que vamos ter o circo”, comenta o organizador da 11ª edição da Semana do Cavalo, Caê Póvoas.

O espaço kids é a oportunidade perfeita para que toda a família se divirta. A estrutura do evento conta com o espaço Brothers Pub, que permite que os adultos assistam às transmissão das provas e shows regionais, e o Brothers Kids onde as crianças podem aproveitar as diversas atividades preparadas especialmente para elas.

Confira a programação do Circuito Raízes do rodeio em cavalos:

09 de maio - quinta-feira
20h - Abertura oficial e reprodução do Hino Nacional na viola de cocho
20h30 - Apresentação da cultura cuiabana ( Siriri e Cururu)
21h - Momento de reflexão com as entidades de equoterapia, Apae e representantes que passaram ou estão em tratamento no Hospital de Câncer de Mato Grosso
21h30 - Apresentação dos peões da Seleção Brasileira do Cutiano com efeitos especiais e início do rodeio
22h - Show trapézio circense para as crianças

10 de maio - sexta-feira
20h - Abertura sertaneja com canção e encenação da música “mágoa de boiadeiro” com a comitiva Estrela ( Bigolin )
20h30 - Homenagem aos condutores de comitivas do Estado de Mato Grosso (entrega de honrarias pelo deputado estadual Gilberto Cattani)
21h30 - Montarias em cavalos no cutiano
22h - Show trapézio circense para as crianças

11 de maio - sábado
20h - Abertura com reprodução do Hino Nacional no berrante
21h30 - Homenagem ao Dia das Mães
22h - Semifinal e final do rodeio em cavalos com entrega de prêmios.
22h30 - Show trapézio circense para as crianças

*Programação sujeita a alterações.



Comente esta notícia