A Rumo Logística comunicou ao mercado na manhã desta terça-feira (14) que a licença de instalação da Ferrovia Estadual Senador Vuolo foi concedida. A licença era esperada para dar início à extensão dos trilhos que ligarão Rondonópolis até Cuiabá e Lucas do Rio Verde. A empresa já tem reservado todo o capital necessário para a obra e só aguardava a permissão da Sema para dar início aos trabalhos.
A licença de instalação é para o primeiro trecho do projeto, de aproximadamente oito quilômetros. Com isso, a empresa pode dar início às obras de infraestrutura a qualquer momento.
Francisco Vuolo, presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Mato Grosso e secretário de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, disse à reportagem do Estadão Mato Grosso que, inicialmente, serão instalados oito quilômetros de trilhos no primeiro trecho, o que inclui uma ponte de cerca de 2,5 km sobre o Rio Vermelho.
A previsão é que os trilhos cheguem a Cuiabá em até 5 anos e em Lucas do Rio Verde nos próximos 8 anos.
Para Francisco Vuolo, que é filho do senador Vicente Vuolo, um dos maiores entusiastas dos trilhos em Mato Grosso, a data deve ser comemorada, pois seu pai idealizava a chegada dos trilhos em Cuiabá há mais de 40 anos.
“As coisas vão acontecer e, a partir de agora, a gente começa a materializar o sonho de transformar toda essa região em um grande potencial econômico, em função da chegada desse modal, com frete mais barato”, afirma Vuolo, acrescentando ainda que os trens trarão mercadorias dos grandes centros com fretes mais baratos, o que é bom para toda a população.
“É um dia de emoção, de alegria, de se comemorar e, Se Deus quiser, vamos estar comemorando a chegada dos trilhos aqui na nossa querida Cuiabá”, completa Vuolo.