17 de Setembro de 2024

AGROECONOMIA Sábado, 18 de Março de 2023, 10:24 - A | A

PROPOSTA DE LULA

Mauro chama de exagero expansão de áreas indígenas: "Nós temos 2 índios a cada 300 mil hectares"

Governador respondeu declaração de Lula, que prometeu demarcar novas terras indígenas no país.

DO REPÓRTER MT

mauro memdes gov

 O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União) 

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União) respondeu a uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defendeu a homologação de terras indígenas que estejam prontas para serem demarcadas. Na visão do chefe do Executivo estadual, aumentar o número de territórios restritos para ocupação indígena é um “exagero”.

Tem aqui locais que nós temos dois índios em quase 300 mil hectares, nós temos terras indígenas aqui com mais de um milhão de hectares. Ótimo, não tem problema. Agora, aumentar isso eu acho que já é um exagero, porque o Brasil, gente, precisa produzir”, disse em entrevista para a Rádio Bandeirantes de São Paulo.

O governador ressaltou a importância do agronegócio para a economia do Estado e do país, ressaltando que Mato Grosso é um dos quatro estados brasileiros que tem a menor taxa de desemprego do Brasil. Além disso, defendeu que o agronegócio precisa de terras para produzir. 

O agronegócio brasileiro tem sido importante e vai continuar sendo importante para a economia brasileira, para o mundo inclusive, já que o Brasil é o maior exportador líquido de alimentos e a demanda por alimentos é crescente no mundo inteiro. (...) Não dá pra pegar aí milhares, milhões de hectares e colocar lá mil, duas mil pessoas enquanto existem milhões de brasileiros que querem trabalhar, milhões de brasileiros que dependem do agronegócio brasileiro”, destacou. 

Okay, já tem muita reserva, vamos respeitar essas reservas, tá bom demais, chega e vamos seguir com a nossa produção porque ela é importante para o Brasil e para o mundo e para alimentar inclusive nós brasileiros”, completou. 

A fala de Mauro é uma resposta à Lula que disse nessa segunda-feira (13) que pretende demarcar novas terras indígenas que estão em fase mais adiantada de estudos técnicos.

Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério [dos Povos Indígenas], para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra”, disse o presidente da República.

Atualmente, segundo o IBGE, 11,6% do território brasileiro é composto de terras indígenas.



Comente esta notícia