Aproximadamente 330 aos servidores públicos com problemas de superendividamento com empréstimos consignados buscaram atendimento da Defensoria Pública, na última semana.
Em razão do grande número de servidores endividados, a Defensoria está realizando atendimentos individualizados para recolher os documentos dos assistidos eventualmente lesados pela situação.
Em princípio está sendo feita uma triagem. Depois disso, a DPEMT irá analisar de que forma irá atuar em cada caso.
Os históricos estão sendo analisados de forma pormenorizada, fazendo com que o assistido se sinta acolhido.
De acordo com a defensora pública-geral, Luziane Castro, alguns casos terão que ser judicializados, porém, situações mais simples podem até mesmo passar por audiências de conciliação com o objetivo de reduzir juros e diminuir a dívida.
Os servidores que procurarem o atendimento na Defensoria Pública para estes casos devem estar munidos dos seguintes documentos:
- Documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda;
- Extrato de empréstimos disponível no Portal do Consignado;
- Extrato de todas as dívidas financeiras, tais como: cheque especial, cartão de crédito, empréstimos consignados, empréstimos com débito em conta corrente (CDC) e refinanciamento de dívidas
- Extrato atualizado de outras dívidas de consumo, tais como escola, lojas de departamento (cartões de loja), contrato de financiamento de veículo;
- Comprovantes de todas as despesas mensais fixas, tais como: energia elétrica, telefone, aluguel, IPTU, plano de saúde, água, condomínio, entre outros;
- Extratos bancários dos últimos 6 (seis) meses, para analisarmos as contas correntes em que houve descontos ou movimentações relacionadas às dívidas;