15 de Março de 2025

AGROECONOMIA Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 10:13 - A | A

ESTRADA DA MORTE

"É extremamente complicado, por isso ninguém deu conta até agora", diz Mauro sobre BR-163

Governador apontou que estadualização da rodovia é impossível, já que ela corta vários estados

Rafael Machado Repórter | Estadão Mato Grosso

MAURO MENDES

 o governador Mauro Mendes (União) 

Candidato à reeleição, o governador Mauro Mendes (União) disse que o governo estuda uma solução alternativa para o problema da BR-163.

A discussão sobre o tema começou após o Ministério da Infraestrutura emitir parecer favorável - a pedido da concessionária Rota do Oeste, que atualmente administra a rodovia - à devolução amigável da estrada e tenta dar uma resposta aos últimos acidentes que foram registrados no trecho.

É uma solução extremamente complicada, por isso ninguém deu conta até agora. O governo federal não deu conta, vários empresários estudaram esse assunto... Sabe quem é o sócio dessa concessão?  A Odebrecht, famosa construtora brasileira, o BNDES, e o fundo FI-FGTS, da Caixa Econômica, tem 40% do governo. É gente grande no meio desse negócio e até agora não deram conta de resolver. Não é uma solução fácil e o governo está estudando”, disse Mauro, durante entrevista à rádio Vila Real nesta terça-feira, 23 de agosto.

O candidato comentou que encontrar uma resposta para o problema é difícil, mas garantiu que tem 'apertado' a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional para ajudar no impasse.

Mauro falou que a estadualização da rodovia não tem “menor cabimento”, porque é uma estrada que passa por vários estados do país e o governo federal não tiraria um pedaço da via para que o Estado pudesse administrá-la.

O postulante disse que a situação da 163 é diferente da BR-174, que recentemente foi repassada à administração do governo.

A 174, que é uma rodovia da região noroeste, estava há 15 anos nas mãos do governo federal e não asfaltou. Nós pedimos de volta e transformamos ela em uma rodovia estadual e nós estamos iniciando este ano o asfaltamento, que vai de Juína até Colniza. Agora, são situações diferentes: são 855 km desde que entra em Sonora, no Mato Grosso do Sul, até a cidade de Sinop. […] Essa solução não tem o menor cabimento, tem uma concessão no meio. As pessoas, às vezes, falam as coisas com boa intenção, mas com algum nível de desconhecimento. Não sabem como aquilo funciona”, destacou.



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