13 de Julho de 2024

AGROECONOMIA Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, 12:43 - A | A

ENERGIA SUSTENTÁVEL

Carreta chinesa que gera energia limpa vem à Cuiabá para a 13ª Feira do Empreendedor

Energia solar demonstra potencial econômico

Valquíria Castil | Assessoria de Imprensa

carreta energia solar

 

Mais uma nova parceria garantirá que a inovação e sustentabilidade estejam unidas na ‘13ª Feira do Empreendedor 2023’, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá.

A ‘2ª edição da Cuiabá Solar Expo’ – Feira de Energia Solar Fotovoltaica será realizada junto ao maior evento voltado ao empreendedorismo do Estado, realizado pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). A ação contará com a presença pioneira da carreta chinesa ‘EcoSmart Tour GoodWe’, no qual sob as rodas de um caminhão produz e armazena energia limpa.

A ‘EcoSmart Tour GoodWe’ ofertará treinamentos gratuitos em energia solar e abordará tópicos essenciais para instaladores e integradores de sistemas solares fotovoltaicos. O inovador é que além da produção de energia, o veículo que é totalmente equipado com placas solares é o único capaz de armazenar energia.

A Feira do Empreendedor 2023, em Cuiabá, é o primeiro local do percurso de 10 cidades onde a carreta vai passar pelo Brasil, entre as regiões do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste do país.

O Sebrae em Mato Grosso é um polo de referência em sustentabilidade, por gerir o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e a parceria com a ‘Cuiabá Solar Expo’ vem ao encontro do propósito de fortalecer e incentivar práticas sustentáveis dentro das empresas, segundo o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, que acredita no desenvolvimento do setor como um potencial econômico no estado.

Cuiabá é a primeira capital do Brasil proporcional ao número de habitantes de cogeração de energia solar injetada no sistema de distribuição. Isso é muito importante porque há um espaço grande na ampliação desse mercado, que incluem e democratiza a participação de pequenos empresários nessa atividade produtiva. Essa parceria para a Feira do Empreendedor oportuniza novos negócios, e ainda pode ser um caminho para o empresário reduzir seus custos com mais eficiência e competitividade”, diz o diretor.

Oferecendo possibilidades aos participantes da feira, a ‘Solar Expo’ busca massificar o uso de energias alternativas e incentivar novos empreendedores a atuar no setor, segundo a organizadora da `Cuiabá Solar Expo`, Alcimar Moretti.

Trazer a Cuiabá Solar Expo para a Feira do Empreendedor nos interliga ao Sebrae, que tem a missão de tornar os processos e negócios sustentáveis. Cuiabá é a terceira capital do país em instalação de kits de energia solar o que demonstra as oportunidades de negócio no Estado. O segmento ainda é muito novo e, a maioria das empresas que oferecem este serviço são pequenas empresas, temos cerca de 500 em Mato Grosso, e continua crescendo”, afirma Moretti ao citar pesquisa realizada recentemente para o setor.

Além da visita à carreta expositora, os participantes da feira poderão participar de workshops, para que os profissionais do mercado de energia solar possam aprender mais sobre a tecnologia dos inversores GoodWe e soluções para o mercado de energia solar fotovoltaica. O veículo tem capacidade para atender cerca de 25 pessoas. Para fazer o cadastro gratuitamente para o workshop, basta clicar AQUI [https://www.sympla.com.br/evento/cuiaba-mt-ecosmart-tour-goodwe/2160928] e escolher o dia e horário.

A iniciativa reflete o nosso compromisso em capacitar os profissionais da área de energia solar fotovoltaica para que eles possam oferecer as mais recentes tecnologias aos seus clientes, com alta qualidade, segurança, garantia estendida e serviço de pós-venda top de linha. Queremos prepará-los para se destacarem no mercado, podendo oferecer um portfólio completo, seja para residências, telhados comerciais e industriais, ou mesmo usinas de maior porte”, diz Fábio Mendes, vice-presidente da GoodWe para a América do Sul.

Integrador 4.0

Dentro do maior evento de empreendedorismo do estado, o palestrante Merivaldo Britto, que é um dos responsáveis pela ‘Cuiabá Solar Expo’, abordará as questões de geração e armazenamento de energia solar, sob o tema ‘Integrador 4.0’. Será explanado sobre as oportunidades de negócio e o potencial da energia solar que o estado mato-grossense proporciona para quem deseja ingressar no setor.

Mato Grosso é o quinto estado em potência instalada em sistema solar fotovoltaico e o município de Cuiabá em terceira posição no ranking de instalação. Esses dados demonstram a oportunidade de trazer maiores fabricantes, distribuidores, mostrar para o empreendedor o que está acontecendo e as novas tendências”, destaca Britto.

Feira do Empreendedor 2023

Sob o lema ‘Conexões que Transformam’, a feira conta mais de 36 horas de programação para quem deseja conhecer produtos, serviços e casos de sucesso ou deseja se capacitar para melhorar a gestão dos seus negócios, e ainda para quem pretende empreender e abrir uma empresa.

Entre os palestrantes confirmados estão, a empresária Rachel Maia, o ex-técnico Zico, a escritora Branca Barão, o atleta de alta performance Joel Jota, o escritor Marcos Piangers, o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi, além da a empresária Natália Martins e o publicitário Walter Longo.

Todo o conhecimento e conteúdo dos mais diversos segmentos que serão gerados durante o evento deve impactar mais de 100 mil pessoas durante os quatro dias de Feira, tanto presencialmente, quanto pelas redes sociais, Youtube e entre outros meios de comunicação.

Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2023 podem ser acessadas pelo link: https://feiradoempreendedor.mt.sebrae.com.br/. As inscrições são gratuitas.



Comente esta notícia