26 de Abril de 2024

VARIEDADES Terça-feira, 30 de Julho de 2019, 09:58 - A | A

MONUMENTO HISTÓRICO

Estátua de Maria Taquara é removida de praça para revitalização

BIANCA FUJIMORI DA REDAÇÃO - Midia News

Alair Ribeiro/MidiaNews

image

A Prefeitura de Cuiabá retirou a escultura da famosa personalidade cuiabana Maria Taquara da praça onde ela se encontra há quase 30 anos, próximo à Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). 

 Segundo o Município, a remoção foi feita no dia 15 deste mês para restauração da obra. O prazo para conclusão do trabalho é de 90 dias.

 Para a Prefeitura, o intuito da revitalização é garantir a preservação do monumento histórico.

 A princípio, pedestres e comerciantes estranharam a falta da estátua de 1989.

 

 “As pessoas perguntam onde ela está e a gente fala que foi retirada para restauração, que precisava nesse momento”, relatou o mototaxista Hélio, que trabalha no local.

  

 Segundo ele, a estátua do artista plástico Haroldo Tenuta necessitava de uma intervenção urgente. Segundo o trabalhador, era "inconcebível" ter uma praça recém-reformada e a estátua em péssimas condições.

Alair Ribeiro/MidiaNews

Praça Maria Taquara 30-07-2019 (Sem estátua)

Estátua foi retirada do local no dia 15 deste mês

 “Estava passando da hora. Reformar a praça e deixar a estátua sem reformar estava ridículo. Já fazia um bom tempo que ela tinha sido restaurada e agora nós temos o privilégio de ter uma nova restauração. É uma estátua antiga, é uma pessoa idônea no Mato Grosso, então nada mais justo que termos ela de volta restaurada”, disse Hélio.

 Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, a revitalização do monumento é um complemento das ações de melhorias realizadas na Praça Maria Taquara, no Centro de Cuiabá.

 A restauração da praça iniciou com o novo ponto de ônibus, que agora conta com uma estrutura de contêiner.

 Além disso, o local também recebeu pisos novos, melhoria na iluminação e ainda ganhou a instalação de um novo ponto de mototaxistas.

 Lavadeira que instiga o imaginário

É uma estátua antiga, é uma pessoa idônea no Mato Grosso, então nada mais justo que termos ela de volta restaurada

Maria Taquara, lavadeira negra que viveu na década de 40, desperta a curiosidade e seu mistério fomenta lendas entre os cuiabanos. A história oficial conta que, de origem pobre, Maria andava pelas ruas da Capital com uma trouxa de roupa suja na cabeça.

Ela lavava as roupas em córregos da cidade. Maria Taquara ficou conhecida por ser a primeira mulher a usar calças na cidade, peça de vestuário que era usada apenas por homens na época. 

A lavadeira ainda tinha o hábito de frequentar bares e possuía um barraco no Bairro Goiabeiras.

Por ser próximo do Batalhão da Laguna, ela sempre era vista com soldados. Devido a essa postura "à frente do seu tempo", ela chegou a ganhar fama de prostituta e ainda foi associada à sugestiva frase: “De dia Maria Taquara, de noite Maria Meu Bem”.



Comente esta notícia