20 de Agosto de 2019

POLÍTICA Sábado, 10 de Agosto de 2019, 15h:38 - A | A

Começou a corrida

Ao menos oito nomes já são cotados para a Prefeitura de Cuiabá

FERNANDA ESCOUTO- HiperNoticias

Alan Cosme/HiperNoticias

image

As eleições municipais de 2020 já ocupam grande parte dos bastidores políticos. Os partidos têm conduzido suas articulações para apresentarem os futuros candidatos na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.

Além do atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), nomes como do deputado estadual Ludio Cabral (PT), do ex-prefeito de Cuiabá Roberto França e do deputado federal Nelson Barbudo (PSL) são citados nos bastidores.

Na lista dos possíveis candidatos, consta o da suplente de deputada federal Gisela Simona (PROS), do vereador Diego Guimarães (Progressistas) e do humorista e digital influencer Thiago Salles de Almeida (DC), mais conhecido como Gato Louco.

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PSD) é outro nome ventilado, e em entrevista ao site ele admitiu a possibilidade de não só disputar à prefeitura, mas como também de trocar de partido político.

Alan Cosme/HiperNoticias

emanuel pinheiro

Emanuel Pinheiro

Emanuel Pinheiro (MDB)

Mesmo sem anunciar publicamente a certeza de que irá à reeleição, em entrevista recentemente, Pinheiro afirmou que caso aceite entrar na disputa já teria o apoio de 11 siglas, entre elas parte do DEM. Vale lembrar que o presidente do DEM, Fábio Garcia, já anunciou que não apoiará o atual chefe do Executivo Municipal.

Apesar do apoio, Emanuel terá que superar o “escândalo do paletó”- episódio em que foi filmado recebendo maços de dinheiro no Palácio Paiaguás, supostamente de propina, quando ainda era deputado estadual, em 2014.

Alan Cosme/HiperNoticias

ludio cabral

Lúdio Cabral

Lúdio Cabral (PT)

O deputado estadual Lúdio Cabral já concorreu à prefeitura e ao Governo do Estado, nos anos de 2012 e 2014, respectivamente, foi derrotado em ambas. Eleito em 2018 para deputado, antes foi vereador por Cuiabá por dois mandatos (2004 e 2008). Médico, o petista, por hora, descartou a possibilidade de seu partido lançá-lo como candidato no próximo pleito.

“Fico feliz de ser cotado, mas tenho minha decisão tomada. Não serei candidato 

em 2020. A responsabilidade de exercer o mandato de deputado estadual impõe que eu me dedique integralmente, em quatro anos, e farei isso. Nós temos que encontrar no nosso canto político, que é a centro esquerda, um nome que nos represente e eu acredito que há bons nomes que possam entrar na disputa”, disse o parlamentar, ressaltando que o processo de escolha deve ser feito em 2020.

Roberto França (sem partido)

reprodução

roberto frança

Roberto França

Outro nome sondado pelas lideranças políticas é o do comunicador e ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, Roberto França. Procurado pela reportagem do HNT/Hipernotícias, o apresentador afirmou que tem se reunido com alguns partidos, entretanto não tem uma resposta definitiva sobre as eleições municipais.

Alan Cosme/HiperNoticias

Nelson Barbudo

Nelson Barbudo

Nelson Barbudo (PSL)

O deputado federal eleito com maior número de votos e presidente regional do PSL em Mato Grosso, Nelson Barbudo é a grande aposta da direção nacional da sigla para disputar o Palácio Alencastro.

Na última semana, Barbudo afirmou que se reuniria com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, para discutir vários assuntos, entre eles as eleições municipais. De antemão, o fiel escudeiro do presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que está à disposição do partido, caso a legenda defina por ele como representante do grupo em 2020.

Barbudo foi uma surpresa no cenário político em 2018. Eleito com mais de 125 mil votos, defensor de uma agenda de extrema direita, ele ganhou fama ao fazer vídeos para o Youtube em que defendia o então presidenciável Jair Bolsonaro.

Gisela Simona (PROS)

Reprodu??o

Gisela Simona

Gisela Simona

A suplente de deputada federal e também superintendente do Procon estadual, Gisela Simona, afirmou ao HNT/ Hipernotícias, que acredita que essa especulação envolvendo o seu nome à Prefeitura da Capital ocorra por conta de sua votação nas eleições de 2018,  quando ela concorreu para o cargo de deputado federal e obteve 33.762 votos.

“Isso é devido ao fato de eu ter sido a candidata a deputada federal mais votada em Cuiabá, as pessoas acabam associando isso às próximas eleições. No ponto de vista de concretude, não tem nada decidido. Estamos estudando o cenário ainda”, disse, mas sem descartar a possibilidade de uma possível disputa.

divulgacao

diego guimaraes vereador

Diego Guimarães

Diego Guimarães (Progressistas)

O vereador Diego Guimarães, um dos principais opositores à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro afirmou ao site que, de fato, seu nome tem sido sondado para concorrer à prefeitura nas próximas eleições, porém não há nada definido em seu grupo.

“Se for o meu nome o escolhido, se tiver o aval dos colegas, com certeza eu vou estar preparado para assumir essa responsabilidade. Temos que conversar com partidos, com a população, antes de definir os nomes. Vamos debater um projeto melhor para Cuiabá e livre de escândalos, como é o caso do atual prefeito Emanuel Pinheiro”, disse.

Gato Louco (DC)

Reprodu??o

gato louco (2).jpg

Gato Louco

Por fim, humorista e digital influencer digital influencer Thiago Salles de Almeida, o “Gato Louco”, quando procurado pela nossa reportagem, negou ter sido sondado para ser candidato ao Palácio Alencastro.

Entretanto, o influenciador, que é do mesmo partido dos deputados estaduais Elizeu Nascimento e Ulysses Moraes, destacou que há possibilidade de concorrer à uma vaga na Câmara Municipal. “Estou à disposição do meu partido, mas não para prefeitura”, disse.

 

Imprimir


Comentários