25 de Abril de 2024

OPINIÃO Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 10:47 - A | A

Nair Cunha Monteiro: uma ambientalista à frente do tempo

Por Neila Barreto

Neila Barreto

image

Nair Cunha Monteiro, a Tia Nair é cuiabana. Nascida no bairro do Porto, em 14/07/1911. Filha de João Cunha e Aída Neves Nunes da Cunha. Ele, cuiabano, jornalista, secretário de estado no governo Mário Correa da Costa. Aída, também cuiabana, com raízes poconeanas.

Nair foi a terceira filha de doze irmãos. Estudou na Escola Senador Azeredo, em Cuiabá, onde concluiu o que hoje corresponde ao ensino fundamental. Concluiu “curso técnico de formação profissional” na Escola Normal Pedro Celestino, sediada no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá, edifício símbolo da educação em nosso Estado, que abrigava, também, a Escola Modelo Barão de Melgaço, onde tive o prazer de estudar.

Aos 18 anos de idade, já professora, casou-se com Álvaro Duarte Monteiro, em 21 de dezembro de 1928. Lecionou na Escola Estadual Barão de Melgaço, antigo Grupo Escolar Modelo Barão de Melgaço, quando ainda, localizado no Palácio da Instrução.

 
 Como mãe de cinco filhos cuiabanos, sempre prezou as letras e o trabalho honrado, tendo formado a todos: dois advogados, um agrônomo, duas funcionárias públicas federais.

Como dona da casa foi excelente anfitriã, dotada de qualidades culinárias e artes manuais. Introduziu filhos e netos no prazer da boa mesa e dos delicados adereços domésticos.

Sempre foi cristã devotada ao amor ao próximo, tendo participado de voluntariados e irmandades que desenvolviam trabalhos assistenciais, aos quais também assistia financeiramente, quando se viu impedida de atendê-los pessoalmente em virtude dos limites impostos pela idade avançada.

Foi proprietária nos anos 50 até 1978, da área onde hoje se localiza o Parque Municipal Tia Nair, ao qual empresta o seu nome, tendo sempre revelado a todos o desejo de ver aquela área transformada em um local onde a população pudesse desfrutar do lazer, da contemplação das belezas da natureza, assim como de boa leitura.

Em 09 de dezembro de 2015, a Prefeitura de Cuiabá a homenageou com a instalação do Parque Municipal Tia Nair, por indicação do sobrinho Orlando Nigro Filho. A área total tem 14 hectares e sua utilidade é a preservação ambiental, bem como, a prática de lazer e esporte. O Parque Tia Nair, localizado em frente ao Residencial Alphaville, entre o Jardim Itália e os bairros Renascer e Santa Inês, é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

O local facilita a prática de esportes, como corridas e caminhadas, com pista de saibro, material que diminui o impacto físico em caminhadas e corridas e, permite que frequentadores e crianças observam as lindas capivaras que por lá residem.

O parque, bonito e bem estruturado, possui uma ampla área com lago, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, tirolesa e pedalinho. Um dos atrativos é um mirante em formato de ilha, com ligação através de uma mini ponte. É uma ótima alternativa para entretenimento das famílias durante o dia todo.

Aberto de segunda a domingo das 6h às 23h, o local também serve de contemplação à natureza, sendo possível avistar muitas espécies como peixes da região, patos e capivaras.

O nome do Parque Tia Nair é uma homenagem à tia-avó (já falecida) do empresário de Turismo de Mato Grosso, Orlando Nigro e do desembargador Leônidas Duarte Monteiro. Nair foi uma figura importante da sociedade e, em vida, expressou o desejo de construir uma obra em prol da comunidade cuiabana.

Faleceu em 23/03/1997, aos 85 anos de idade.

 

(*) NEILA MARIA SOUZA BARRETO é jornalista, escritora, historiadora e Mestre em História e escreve às sextas-feiras para HiperNotícias. E-mail: [email protected]



Comente esta notícia